Se a última postagem que antecede a esta foi sobre mudanças e a incrível capacidade do ser humano de se adaptar as diferentes situações da vida,aqui neste post vou falar sobre um livro que mostra além da adaptação,a capacidade de superação que possuímos, hoje irei falar sobre o livro da biografia de uma norte-coreana chamada Yeonmi Park !
Eu fiquei sabendo do livro Para Poder Viver através do site Super Interessante que fez uma pequena lista de livros - "Os 6 melhores livros de não ficção de 2016",e como eu sempre tive curiosidade para saber sobre o que mais o país mais fechado mundo - Coreia do Norte- fazia atrás de seus muros além das ameaças nucleares que são frequentemente vistas em noticias, com certeza não perdi a oportunidade de ler um relato triste porém emocionante sobre uma garota em busca da liberdade!
O livro conta a história de vida de Yeonmi e de sua família dentro de um país opressor (Coreia do Norte ,)o que ocasionou sua fuga do país em busca de liberdade e melhores condições de vida. Através de seus relatos vemos como o medo é imposto e implantado na cabeça de todos os cidadãos e como seus líderes são cultuados como deuses (os quais fazem tamanha lavagem cerebral que o povo acredita que os mesmos tem poder de ler mentes),sendo assim eles fazem ameaças com seu próprio povo para que todos sigam uma visão distorcida da realidade.
Dentro deste país as pessoas vivem em extrema desigualdade,onde há péssimas condições de vida e praticamente não há meio legal para que se possa prosperar se você não pertence às classes mais altas ,Yeonmi relata sobre a fome que passavam inúmeras vezes ,onde era normal as pessoas sofrerem de inanição.
Se você comete algum "erro" você é mandado a um campo de trabalho onde pode ficar de meses á anos fazendo trabalho forçado ,lugar o qual você corre grande probabilidade de ficar doente e acabar falecendo posteriormente,ou pode ser executado.
Com o cenário norte coreano piorando cade vez mais e seu grande muro impossibilitando os cidadãos de procurarem um lugar melhor para viver, a fuga de Yeonmi acaba acontecendo devido a este e outros acontecimentos,porém como tudo que normalmente deveria ser permitido legalmente é negado ela acaba passando por terríveis experiências para poder se ver longe das grades da Coreia de Norte e finalmente poder se alimentar melhor e experimentar a liberdade.
Em um país onde não se pode ter autonomia e que funciona como uma grande maquina que só pode pensar de forma pré-estabelecida pelo regime,o senso crítico que cada sujeito deve possuir acaba por ser violado,e como questões de direitos humanos são totalmente deixadas de lado,se cria uma certa barreira que impede os cidadãos de verem a verdade em frente a tanta propaganda e notícia falsa que circula dentro deste país.
Mesmo após a fuga nossa protagonista e sua família ainda passam por diversas dificuldades,porém a capacidade de superação e ainda mais a vontade de viver é colocada á prova e faz com que ela consiga seguir em frente mesmo que seus caminhos sejam tortuosos.
Depois de muito sofrimento ao longo de seu caminho,hoje Yeonmi Park pode ser considerada uma ativista dos direitos humanos,e já fez discursos em muitos lugares contando sua história,assim atingindo mais pessoas para que esta trágica realidade que é vivida na Coreia Do Norte e dos fugitivos deste país possam ser conhecidas e que mudanças a partir disto possam acontecer.
Yeonmi Park (One Young World)
Para Poder Viver - PDF
E você leitor já ouviu falar deste livro ? Deixe seu comentário ;)
Nenhum comentário:
Postar um comentário